coding weekly #135

Newsletters - 23/Fev/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 135 - Fevereiro de 2021

Hey! Tudo bem?

Rails é o framework mais popular para programar em Ruby e, mesmo prometendo facilitar e deixar o desenvolvimento mais rápido, continua trazendo novas funcionalidades e sendo atualizado desde que foi lançado, em 2004. Isso faz com que pessoas desenvolvedoras que o utilizam estejam continuamente estudando como extrair o melhor dele, por isso selecionamos alguns artigos para te ajudar nessa tarefa.

Você também vê porquê o Ruby 3 não é ainda mais rápido, como centralizar elementos em CSS, como utilizar o lazy-loading nativo de imagens sem JavaScript, como tornar seus formulários mais extravagantes e maneiras de melhorar acessibilidade do modal.

Boa leitura!

GO, RAILS

Uma ilustração que mostra gemas de rubi sobre um trilho.
Otimizando queries em aplicações Rails

Desempenho de software depende muito mais da arquitetura do código em si do que da linguagem em que ele é escrito. Código ruim continua sendo ruim em qualquer linguagem. Em aplicações Rails, uma das razões que levam à baixa performance é a quantidade de queries realizadas numa dada operação e, neste artigo, é discutido o problema da query N + 1. Dica da Claudia Capelini.

Usando Webpacker em aplicações Ruby on Rails

o longo dos anos, a internet se tornou muito mais interativa e, com isso, aumentou a quantidade de código JavaScript necessário nas aplicações Web. O Webpacker, ferramenta que faz a conexão do Webpack com a aplicação Rails, torna essa integração com JS mais simples. Neste artigo você vai encontrar uma explicação detalhada de como ele funciona internamente. Dica do Henrique Morato.

Ruby on Rails, o framework mais rápido para startups

No momento de escolher uma tecnologia para desenvolver um determinado projeto, uma série de características entram em jogo. Neste artigo o autor discute os motivos que o levam a acreditar que Ruby on Rails é o framework mais rápido para startups. Dica do Alan Batista.

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem animada de cena do filme 'Parque dos Dinossauros' em que o personagem Malcolm está sentado na caçamba de um carro que foge de um dinossauro. Ele olha para a câmera e diz que é preciso ir mais rápido.
Porquê o Ruby 3 não é ainda mais rápido

Após o lançamento da versão 3 da linguagem de programação Ruby, com promessas de melhorias em velocidade, algumas pessoas pareciam desapontadas e algumas críticas levantadas são discutidas neste artigo. Será que o Ruby 3 cumpriu com o prometido? Dica do Henrique Morato.

Centralizando elementos em CSS

Centralizar elementos em páginas Web pode ser um desafio. Mas, atualmente, CSS possui diversas maneiras de conseguir esse efeito para diferentes situações e, neste artigo, você pode encontrar uma série de soluções para te ajudar nessa tarefa. Dica do João Henrique do Vale.

Lazy-loading nativo de imagens sem JavaScript

A internet evoluiu de forma que, atualmente, a maioria das páginas contém uma grande quantidade de imagens e outros formatos de mídia. A técnica do lazy-loading ajuda na redução do tempo de carregamento das páginas, fazendo o carregamento de recursos apenas no momento em que são necessários. Neste artigo você verá uma maneira de utilizar essa técnica sem a necessidade de usar JavaScript. Dica do Henrique Morato.

Torne seus formulários mais extravagantes

Às vezes, os pequenos detalhes mudam a experiência de navegação em páginas Web, adicionando um pouco de diversão. Neste tutorial você vê como "purpurinar" o seu formulário de cadastro, incluindo uma explosão de confetes quando uma pessoa clica no botão de envio. Dica do João Henrique do Vale.

Melhorando acessibilidade do modal

Com o intuito de melhorar a acessibilidade de páginas Web, pessoas desenvolvedoras podem tentar aplicar estratégias diferentes das habituais. Neste artigo a autora apresenta maneiras de construir a estrutura do modal de forma mais acessível, procurando dar um passo na direção de uma sociedade mais igualitária. Dica do João Henrique do Vale.

Campus Code