coding weekly #147

Newsletters - 19/Mai/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 147 - Maio de 2021

Hey! Tudo bem?

Uma das linguagens mais populares no mundo da programação é JavaScript e, se você está aprendendo ou já produz código com ela, essa edição é pra você. O campuscoder André Kanamura selecionou alguns artigos para te ajudar com sintaxes abreviadas na linguagem, uma introdução ao TypeScript e dicas para ampliar seus conhecimento e aprender Python partindo do que você já sabe em JavaScript.

Você também vê um guia de métricas de Core Web Vitals, como usar melhor a tag img, um pouco sobre o Sidekiq API, como debuggar o código dentro de Ruby Gems e erros de principiantes em trabalho remoto.

Boa leitura!

JS E OUTRAS COISAS

imagem animada em estilo pixel art do personagem Moss, da série The IT Crowd , sentado à uma mesa utilizando um computador.
Sintaxes abreviadas em JavaScript

Pessoas que trabalham com desenvolvimento de software estão sempre rocurando formas de escrever código de forma mais eficiente. Uma maneira de conseguir isso é conhecendo sintaxes abreviadas de trechos de código que são usados com frequência. Neste artigo você vê 20 abreviações de código JavaScript para aumentar sua produtividade.

Introdução ao TypeScript

Desenvolvido pela Microsoft, o TypeScript é um superconjunto de JavaScript que adiciona recursos à linguagem e este artigo traz um guia introdutório para você que tem curiosidade de conhecê-lo.

Aprenda Python com o que já sabe em JavaScript

Trabalhar com código na maioria das vezes significa que você vai precisar conhecer mais de uma linguagem de programação. Felizmente, quase todo conhecimento de uma linguagem pode ser reaproveitado de alguma forma quando estamos tentando aprender outra. Se você já conhece JavaScript e está tentando aprender Python, este artigo traz algumas dicas legais.

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem com um círculo vermelho contando o número 39, um círculo verde contendo o número 100 e um círculo amarelo contendo o número 80. Abaixo, um triangulo vermelho, um quadrado verde e um círculo amarelo, símbolos de métricas de Web Vitals.
Guia de métricas de Core Web Vitals

Web Vitals são conjuntos de características importantes para a experiência de usuário de páginas Web. Para mantermos a qualidade da internet com páginas que oferecem experiências agradáveis, é interessante que as pessoas responsáveis pela criação de páginas tenham sempre em mente essas informações. Neste artigo você encontra um guia completo para as métricas das Core Web Vitals. Dica do André Kanamura.

Usando melhor a tag img

Ainda falando em Core Web Vitals, sabendo que imagens são parte indispensável da internet, devemos ficar atentos à sua performance em páginas Web. Neste artigo você vai encontrar dicas de como utilizar o marcador img para melhorar a experiência de usuário. Dica do Ederson de Lima.

Tem um minuto para a palavra do Sidekiq API?

Se você precisa de uma ferramenta para processamento em segundo plano para uma aplicação Ruby on Rails, o Sidekiq pode ser uma boa escolha. Ele também oferece uma ferramenta subestimada, o Sidekiq API, e você pode saber mais sobre ela neste artigo. Dica do Henrique Morato.

Debuggando o código dentro de Ruby Gems

Resolver bugs em sistemas é parte rotineira de quem trabalha com código e, neste artigo, o autor apresenta algumas maneiras de fazer debug dentro do código de gems em projetos que rodam com Ruby. Dica do Allan Siqueira.

Erros de principiantes em trabalho remoto

Em tempos de isolamento social, grande parte das empresas tiveram que adaptar seus modelos de trabalho para o formato remoto e, cerca de um ano depois, muitos de nós ainda não conseguimos nos adaptar completamente. Neste artigo você encontra algumas dicas bacanas para não cair nas armadilhas do trabalho remoto, manter a produtividade e cuidar da saúde mental. Dica da Claudia Capelini.

Campus Code