coding weekly #166

Newsletters - 29/Set/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 166 - Setembro de 2021

Hey! Tudo bem?

Se você é fã de JavaScript, esta edição está imperdível! Separamos alguns artigos com dicas para evoluir na linguagem de programação e como fugir das más práticas no dia-a-dia.

Você também vê testes de ponta a ponta com Cypress, o porquê ler código também é uma habilidade a ser desenvolvida, o uso de sintaxe abreviada de hash no Ruby 3.1, uma introdução à acessibilidade Web e como fazer arte com PHP.

Boa leitura!

EVOLUINDO EM JAVASCRIPT

Imagem animada de um pássaro verde, amarelo e laranja dando pulos sobre uma mesa. Há braços estilo desenho de palito animados sobre a imagem, como se o pássaro estivesse comemorando. Na legenda, se lê 'JS'.
Não abuse do uso do .map em JavaScript

O método .map em JavaScript é utilizado para iterar por elementos de arrays e executar ações em seus valores. Apesar de não haver problema algum na sua utilização, existem alguns casos em que abusar dele pode trazer contratempos, ponto discutido neste artigo. Dica do André Kanamura.

Más práticas em JavaScript

Todo mundo vive falando sobre as boas práticas de código e como devemos sempre tentar seguí-las para fazer um código melhor. Mas quais são as práticas que devem ser evitadas? É isso que você vai encontrar neste artigo. Dica da Claudia Capelini.

Diferenças entre TypeScript e JavaScript

O TypeScript é uma linguagem de programação baseada no JavaScript, desenvolvida para criar aplicações da mesma forma que a linguagem original. Se você quer saber mais sobre a história dessas linguagens e suas principais diferenças, este artigo vai te interessar. Dica do André Kanamura.

CAMPUSCODERS INDICAM

Ilustração em linhas pretas, estilo rascunho, mostrando o fluxo de testes em uma página de contato.
Testes de ponta a ponta com Cypress

Atualmente é difícil encontrar empresas que aceitem criar software sem testes. Existe uma grande variedade de tipos de testes para garantir a qualidade do produto final e este artigo foca em testes de ponta a ponta com Cypress. Dica do André Benjamim.

Ler código também é uma habilidade

Produzir código legível é uma das habilidades mais valorizadas no ercado. Mas o autor deste artigo levanta uma outra discussão: devemos também aprender a ler melhor o código, mesmo que ele não esteja fácil e rápido de entender. Dica do André Kanamura.

Sintaxe abreviada de hash no Ruby 3.1

Uma das novidades que virão na versão 3.1 do Ruby é o uso de sintaxe abreviada de hash, o que permite ocultar valores quando o nome da variável é idêntico ao da chave. Neste artigo, o autor traz suas primeiras impressões no uso da funcionalidade. Dica do Henrique Morato.

Uma introdução à acessibilidade Web

Tornar produtos digitais acessíveis é uma urgência social. Mas você sabe exatamente o que é acessibilidade? Em que pontos a aplicação deve estar adaptada? Este artigo mostra por onde começar e dá indicações dos guias mais atuais para seguir. Dica da Claudia Capelini.

Arte com PHP

Se quiser experimentar código de outra forma, você pode seguir a tendência de criar imagens a partir da programação. Embora JavaScript seja a linguagem mais comum para se fazer a chamada arte generativa, o autor deste artigo te ajuda a elaborar figuras com PHP. Dica da Claudia Capelini.

Campus Code