coding weekly #177

Newsletters - 15/Dez/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 177 - Dezembro de 2021

Hey! Tudo bem?

2021 está praticamente no fim (eita ou ufa?) e vamos nos preparando para fazer uma pequena pausa e dar ao nosso time um merecido descanso. Mas não fique triste: voltaremos com a programação normal da Coding Weekly na segunda semana de janeiro. E já que esta é a última edição do ano, separamos alguns artigos sobre o quê e como aprender para te ajudar na jornada de pessoa programadora.

Você também vê como reduzir a complexidade de loops aninhados em Ruby, como refatorar loops aninhados em JavaScript, uma espiada por trás da hospedagem da Locaweb, como fazer, com CSS puro, um efeito glitch em texto e porquê aprender JavaScript de baunilha.

Boa leitura!

CAMINHOS E APRENDIZADOS

Foto que mostra um rapaz de costas, vestindo calça, camiseta, tênis, boné e mochila. À sua frente estão duas trilhas de terra  em meio às árvores e que vão para direções diferentes.
O que eu devo aprender?

Na carreira de qualquer pessoa que quer trabalhar com desenvolvimento de software há um momento em que questionamos: “o que eu devo aprender?”. Especialmente para quem está em início de carreira, a dúvida pode ser bastante difícil de ser respondida. Por isso, neste artigo, são apresentadas algumas orientações para quem está se perguntando qual caminho seguir. Dica do Henrique Morato.

Erros que pessoas programadoras cometem

Dizem que a experiência é a melhor fonte de conhecimento, mas isso não quer dizer que não podemos compartilhar nossas experiências e tentar ajudar outras pessoas em suas carreiras. Neste artigo o autor compartilha alguns erros comuns cometidos por pessoas programadoras e como evitá-los. Dica do André Kanamura.

Porquê você deve ter um diário de programação

Pessoas programadoras costumam estar sempre buscando estratégias para melhorar sua produtividade e desempenho no trabalho e, neste artigo, você encontrará alguns argumentos favoráveis a manter um diário com registros do seu dia a dia. Dica do André Kanamura.

CAMPUSCODERS INDICAM

Trecho de código mostrando um algoritmo com 100 grupos e 100 usuários.
Como reduzir a complexidade de loops aninhados

Em programação, um dos problemas de códigos com laços de repetição aninhados é a quantidade de iterações que acabam sendo executadas. Para nossa sorte, existem formas de melhorar nosso código e, neste artigo, você vê um exemplo de implementação em Ruby. Dica do Ederson de Lima.

Refatorando loops aninhados em JavaScript

Já que mostramos um exemplo de como refatorar loops aninhados em Ruby, que tal ver algumas implementações em JavaScript? Dica do André Kanamura.

Por trás da hospedagem da Locaweb

Nessa live, pessoas desenvolvedoras da Locaweb foram convidadas a compartilhar um pouco sobre o que acontece por trás dos panos quando você contrata um serviço de hospedagem. Dica do Ederson de Lima.

Efeito glitch em texto usando CSS puro

CSS é uma ferramenta muito poderosa para estilizar conteúdo de páginas Web. Neste artigo você vê como criar um efeito glitch em textos usando apenas CSS puro. Dica do Henrique Morato.

Aprenda JavaScript de baunilha antes de usar frameworks

Não há dúvida de que frameworks são ferramentas poderosas e nos ajudam muito no processo de criação de aplicações completas. Existem vantagens e desvantagens de usarmos frameworks, mas são enormes os benefícios de se aprender completamente uma linguagem de programação antes de usar essas ferramentas. Dica do Patrick Natan.

Campus Code