coding weekly #269

Newsletters - 08/Nov/2023 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 268 - Novembro de 2023

Hey! Tudo bem?

Segundo os dados do GitHub, JavaScript se mantém há 8 anos como a linguagem mais popular entre as cerca de 100 milhões de pessoas que utilizam o serviço. Apesar de também ser utilizada para aprendizagem de máquina e inteligência artificial, é no desenvolvimento web que se mantém em destaque, já que grande parte da Web tem seus conteúdos dinâmicos a partir de sua implementação. Apesar de algumas alternativas estarem ganhando mercado, é provável que JavaScript faça parte da sua rotina de desenvolvimento de alguma forma. Por isso, esta edição tem artigos para quem quiser se aperfeiçoar na linguagem.

Você também vê um pouco sobre metaprogramação em Ruby, aprende a usar abstrações para melhorar a legibilidade de funções, entende como atualizar a definição de métodos de forma dinâmica em Ruby, lê sobre a importância de incluir apenas detalhes relevantes em testes e uma defesa da importância de estudar durante o expediente de trabalho.

Boa leitura!

JAVASCRIPT

Logo de JavaScript, as letras JS em preto sobre um quadrado amarelo.
Repositórios JavaScript para se tornar uma pessoa desenvolvedora melhor

Esse artigo traz uma lista com 17 repositórios que abordam uma variedade de tópicos, desde algoritmos e estruturas de dados até bibliotecas, frameworks e ferramentas JavaScript. O autor descreve cada repositório, destacando seus principais recursos e como eles podem ser utilizados para melhorar suas habilidades na linguagem.

One-liners que te levarão a outro patamar em JavaScript

One-liners são trechos de código que realizam atividades específicas em uma única linha e que podem ser úteis para resolver tarefas comuns de programação em JavaScript de maneira concisa e eficaz. Nesse artigo, você encontra 30 deles com funcionalidades diferentes e exemplos de como usá-los.

Reatividade com JavaScript moderno

'Reatividade' é o conceito que diz como os sistemas reagem às mudanças em dados. Como em websites é comum precisarmos lidar com diversas situações, como responder a inputs de usuários, se comunicar com o servidor, entre outras tarefas que envolvem atualizar o UI, requisições e mudanças na navegação, por exemplo, a implementação de reatividade no JavaScript puro pode trazer enormes ganhos. Nesse artigo, você encontra tópicos como observação de objetos, proxies e manipulação de DOM para criar um sistema reativo personalizado, com exemplos de implementação.

CAMPUSCODERS INDICAM

Trecho de código com metaprogramação em Ruby.
Metaprogramação em Ruby

Ruby é uma linguagem de programação bastante dinâmica e que possui uma série de qualidades que a tornam muito atraente para as pessoas programadoras. Parte desse encanto vem da metaprogramação, um dos conceitos que tornam a linguagem flexível e “mágica”. Você aprende mais sobre o assunto nesse texto, além de encontrar exemplos práticos de como utilizá-la para automatizar tarefas comuns e melhorar a flexibilidade do código Ruby.

Usando abstrações para melhorar legibilidade de funções

Se deparou com uma função complexa e precisa melhorar a legibilidade usando abstrações? Aqui tem um exemplo prático e bastante didático para te ajudar com essa tarefa.

Atualizando definição de métodos de forma dinâmica em Ruby

Por ser uma linguagem de programação flexível, Ruby oferece diversas opções de métodos e esse é um tópico fundamental para dominar a linguagem. Esse artigo é dedicado exclusivamente a ele, e te ajuda a entender como chamar, definir, modificar e remover métodos de forma dinâmica.

Inclua apenas detalhes relevantes em testes

O quanto de detalhes é realmente preciso colocar nos testes? Esse exemplo prático mostra como omitir informações irrelevantes para melhorar a legibilidade de seus testes.

Em defesa de estudar durante o expediente de trabalho

Estudar invariavelmente faz parte da rotina de uma pessoa desenvolvedora. Novas tecnologias, diferentes contextos e emergências que não foram previstas, por exemplo, são situações comuns na programação. Mas isso é ou não considerado parte do trabalho? Nesse artigo, o autor defende que sim, e explica porquê estudar em períodos durante o expediente pode trazer enormes benefícios para as empresas.

Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim e João do Vale 💚

Campus Code