coding weekly #96

Newsletters - 20/Mai/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 96 - Maio de 2020

Hey, tudo bem?

Por que Ruby? Essa é a pergunta que mais recebemos sobre nossos treinamentos. Chamada de linguagem amiga do programador, Ruby permite escrever código legível, escalável e testável, além de ter uma das comunidades que mais abraça boas práticas em desenvolvimento. Por isso, separamos alguns textos que mostram as características que tornam a linguagem atraente.

Você ainda vê revisão de código na visão de um dev junior, tudo que você precisa saber para começar com microsserviços, como depurar qualquer coisa e como consertar código lento em Ruby.

Boa leitura!

RUBY É DEMAIS – E PODEMOS PROVAR

Gif de de um rubi sobre trilhos brilhando.
Por que quem trabalha com desenvolvimento web ama Ruby on Rails?

Ruby on Rails é um *framework* para desenvolvimento web bastante popular, utilizado por grandes empresas como o GitHub e Airbnb. Aqui são apresentadas algumas das razões que tornam essa tecnologia tão atraente para as empresas e devs. Dica da Paula Perussi.

Como funciona o Syntactic Sugar em Ruby

Escrever código de forma tão simples e legível é possível em Ruby graças ao Syntactic Sugar. Nesse artigo do nosso site você vai conhecer o conjunto de características que recebem esse nome com exemplos práticos de código.

Testes independentes

Ruby é uma linguagem de programação que permite escrever código legível com facilidade e isso não se aplica somente ao código das aplicações, mas também aos seus testes. O artigo discute o valor de testes legíveis em detrimento de código conciso. Dica do André Benjamim.

Fibers e Enumerators em Ruby

Já que estamos falando de Ruby, uma das características mais famosas dessa linguagem de programação é a chamada "Mágica do Ruby", que na realidade nada mais é do que o resultado do funcionamento interno da linguagem que a torna tão agradável de ser usada. Neste artigo, o autor discute Fibers e Enumerators. Dica do Ederson de Lima.

Rubistas deveriam considerar aprender Go

Depois de apresentar tantas vantagens do Ruby, este artigo procura apresentar alguns bons motivos pelos quais rubistas deveriam considerar aprender a linguagem de programação criada pela Google: Go. Dica do André Benjamim.

CAMPUSCODERS INDICAM

Gif de um rapaz trabalhando no computador e, aos poucos, outras pessoas vão parando pra ver o que ele está fazendo no computador, com reações de estranhamento.
Revisão de código sob o olhar Júnior

Quando falamos de programação, pode parecer que o código deve ser a coisa mais importante para a carreira de profissionais que trabalham com software. No entanto, logo descobrimos que existem outras qualidade importantíssimas para se tornar uma pessoa relevante para seu time. Neste artigo, o autor discorre sobre influência e a importância da revisão de código. Dica do André Benjamim.

Tudo que você precisa saber para começar com microsserviços

Microsserviços se tornaram uma tendência na forma fazer negócios atualmente, sendo adotados por grandes empresas, como Netflix e Spotify. Esse tipo de arquitetura oferece simplicidade e flexibilidade para a aplicação e este artigo vai ajudar a entender tudo o que você precisa saber para começar a trabalhar com microsserviços. Dica do André Benjamim.

Como depurar qualquer coisa em JS e TS

Encontrar erros e resolvê-los é uma das principais atividades de quem trabalha com código. O artigo apresenta um extenso tutorial dividido em partes sobre como depurar código JavaScript e TypeScript. Dica do André Benjamim.

Como consertar código lento em Ruby

O Shopify é um gigante na área de desenvolvimento de software e dá boas dicas de como resolver problemas de performance devido a código lento na sua aplicação Ruby on Rails. Dica do André Benjamim.

Campus Code