Girl Power: temos!

Novidades - 24/Fev/2021 - por Campus Code

Ontem foi um dia para entrar para a história: o programa Quero Ser Dev, da Locaweb, que é realizado pela Campus Code e está na sexta edição, formou pela primeira vez uma turma exclusiva de mulheres. Depois de 6 semanas de treinamento, as 18 participantes selecionadas no processo (que teve início em agosto do ano passado), se formaram desenvolvedoras Web.

Muito mais que um treinamento As quase mil inscritas no Quero Ser Dev Girls passaram por diversas etapas do processo seletivo, recebendo o auxílio que uma pessoa iniciante demanda. Foram seis apostilas -- desde o básico de lógica de programação, passando por Git até chegar a Rails e web --, além vídeos com pequenos projetos em Ruby.

Uma plataforma com desafios de programação foi disponibilizada para que as participantes colocassem em prática tudo que haviam aprendido até aquele momento. Nela, era possível pedir ajuda, dar ajuda, codificar e refatorar o código. Todo o material foi produzido usando as tecnologias que devs mais experientes utilizam no dia a dia: editores de código, frameworks e ferramentas de versionamento. Nada de codar no navegador!

Junto com os desafios de programação, as participantes foram recebidas em um ambiente online no qual podiam trocar experiências e dicas de programação entre elas e com as equipes Campus Code e Locaweb. Mais de 28 mil mensagens foram trocadas e, todas as interações, regidas pelo Código de Conduta da Campus Code para garantir uma atmosfera saudável.

Durante este período de preparação e seleção para o treinamento, foram realizadas lives com as devs da Locaweb, que abordaram não apenas temas técnicos, mas sobre carreira, síndrome do impostor, transição de carreira e muitos outros temas que afligem quem está começando sua jornada em tecnologia.

Aprendendo com experiência em time Foram muitas experiências de código e uma vivência intensa simulando as rotinas de um time de desenvolvimento. Além de projetos individuais em que elas puderam colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante o programa, o grupo foi dividido em times que produziram 4 aplicações que se comunicam por integrações via APIs , baseadas nos sistemas internos da empresa. As aplicações foram criadas em Ruby on Rails, além de serem utilizadas ferramentas como SimpleCov e RuboCop para garantir qualidade do código e Git para controle de versionamento em times, entre outras.

Todo o treinamento foi realizado de forma remota e contou com a participação de devs e líderes da Locaweb, acompanhando a produção de código e palestrando sobre temas técnicos. E, ontem, as participantes se apresentaram para os times técnicos e de RH, contando como foram as experiências e seus maiores aprendizados. Agora elas estão prontas para a última etapa do programa: a tão sonhada contratação \o/

Campus Code