iugu for Devs formou mais 20 devs com tudo o que o mercado espera

Artigos - 14/Mai/2021 - por Campus Code

Apostando na capacitação e formação de mais pessoas desenvolvedoras, o programa iugu for Devs — realizado pela Campus Code com exclusividade para a fintech iugu — chegou ao fim. Com sete semanas de treinamento intensivo, foram formadas 20 pessoas que estão aptas para contratação. Dessas, 16 receberam propostas para trabalhar na empresa e começam a integração nas próximas semanas.

O processo seletivo teve início no final de dezembro de 2020, com mais de 500 pessoas interessadas. Após receberem material preparatório, que abordou desde o conteúdo mais iniciante — como lógica de programação e uso do Terminal — até o framework Ruby on Rails e Git, foram realizadas lives contando como é o dia a dia do time de devs iugu. Você pode assistir no YouTube da Campus Code.

Foi disponibilizada também uma plataforma de Desafios de Código que propunha que todos os participantes instalassem em seus computadores ferramentas que são utilizadas na codificação de software. A vivência do dia a dia em time de desenvolvimento já começa nesse ponto, tratando todos como profissionais que estão evoluindo e não apenas como alunos.

Para Danilo Ricardo, participante do processo seletivo, a plataforma de desafios foi o melhor jeito de aprender a programar. O que fiz aqui tá preso na minha cabeça e acho que não sai de jeito algum, conta.

Participantes também foram convidados a interagir em uma comunidade exclusiva em que o compartilhar conhecimento é o ponto alto. As soft skills começam a ser trabalhadas quando quem está travado em um desafio pede ajuda para outros integrantes. Tudo sem rivalidade e com espírito colaborativo, como um time deve ser.

As pessoas que melhor evoluíram nos Desafios de Código foram chamadas para conversar com a iugu e, na sequência, convidadas para o Treinamento de sete semanas, que incluiu a criação de projetos individuais e duas aplicações produzidas em time que se comunicam por integrações via APIs. Para as aplicações foi usado Ruby on Rails com TDD (Test-driven Development ou, Desenvolvimento Orientado por Testes) e ferramentas como SimpleCov e RuboCop para garantir qualidade do código, além de práticas como Code Review, Pair Programming e Metodologias Ágeis, entre outras.

Segundo o superintendente de engenharia da iugu, Noel Rocha, uma ótima forma de evoluir na carreira, seja sênior ou júnior, foi aprendida durante o treinamento, que é fazer e receber Code Review. Aprender uma linguagem é menos complexo que o processo de desenvolvimento, saber trabalhar em projetos e participar de discussões com o time. Quando vou contratar alguém, o que mais valorizo é a forma como a pessoa se posiciona no projeto.

Durante o treinamento, que foi realizado de forma totalmente online e teve participantes de diversos lugares do Brasil, devs e líderes da iugu acompanharam a produção de código e fizeram palestras sobre temas técnicos e apresentando mais da rotina da empresa.

Por fim, os projetos desenvolvidos durante o treinamento foram apresentados para o time técnico e de RH, além do CEO da iugu, quando os 20 participantes puderam contar suas experiências e aprendizados durante o Treinamento e suas percepções como novos desenvolvedores.

Durante essa apresentação final, Renato Fairbanks Ribeiro, CEO da fintech, segredou que minha vida inteira, eu sempre contratei mais pela atitude e pela postura da pessoa de 'eu sei o que não sei, mas quero aprender'. Ninguém chega sabendo tudo. O mais legal é ter a cabeça aberta, buscar o conhecimento que você não tem e perguntar para quem está ao redor onde buscar aquilo que não sabe.

Agora, o time está na última e mais aguardada etapa do programa: a contratação.

Se você tem interesse em participar de processos seletivos como esse, acesse campuscode.com.br e acompanhe os programas. E se sua empresa quer proporcionar esta experiência para mais pessoas, entre em contato pelo contato@campuscode.com.br.

Campus Code