O que são e porque usar Dotfiles

Dicas - 29/Jun/2020 - por André Kanamura

Dotfiles são arquivos de configuração em texto puro para sistemas Unix, usados para configurar coisas como o shell, o editor de código que utilizamos no dia a dia, entre muitas outras coisas. Chamamos esses arquivos de "dotfiles" porque os arquivos são normalmente nomeados com um . (dot, em inglês), o que os tornam arquivos ocultos no sistema.

Utilizando dotfiles podemos configurar todo um novo sistema em minutos. Na Campus Code, sempre que precisamos configurar os computadores para uma nova turma de treinamento ou para um novo colaborador, utilizamos o nosso próprio repositório para agilizar o processo de configuração. Além de facilitar e tornar o processo mais rápido, garante uma padronização entre as máquinas utilizadas.

Seguindo poucas instruções, instalamos o rvm, o vim, o tmux e rodamos uma série de configurações do sistema personalizando-o especificamente para nosso uso.

Por essa razão, talvez nosso dotfile não atenda às suas necessidades, mas fica aí embaixo o link para o nosso repositório e artigos onde você pode encontrar outros dotfiles prontos e um tutorial de como criar o seu próprio arquivo.

Foto de perfil do autor
André Kanamura

Dev na Campus Code